Top aplicativos para iniciar um podcast de sucesso em 2021

Top 4 programas para criar e iniciar um Podcast em 2021

Está pensando em iniciar um Podcast mas não sabe as melhores opções de programas para gravar, editar e monetizar seu podcast? Confira aqui a lista dos melhores programas para iniciar um podcast de sucesso em 2021.

Com o crescimento e popularização do home office em diversos setores, muitas pessoas ganharam tempo no seu dia a dia e começaram a procurar formas de gerar renda extra sem sair de casa.

O mercado de Podcast vem crescendo mundialmente, mas ainda oferece um grande potencial e ainda tem um grande espaço para crescer.

Você sabia que:

  • Cerca de 32% dos norte americanos ouvem podcasts todos os meses?
  • 45% dos ouvintes de podcasts dizem que são influenciados a comprar um produto através de um podcast?

No Brasil, segundo uma pesquisa feita pela Deezer em 2019, foi levantado que 25% dos ouvintes brasileiros consomem mais de uma hora de podcast por dia. O levantamento também registrou um crescimento de 67% no consumo nacional só em 2019.

Quais são os melhores programas para iniciar um Podcast?

Para facilitar a vida de quem está iniciando ou quem pensa em iniciar, mas não faz ideia de quais programas e ferramentas usar para criar um podcast, eu separei uma lista de alguns dos melhores programas de podcasts baseado em suas funcionalidades, preços e recursos.

Para iniciar a lista, aqui vai o top 1:

1 – Audacity

Grátis, Plataforma de podcast de código aberto adequada para iniciantes.

Melhores programas para iniciar um podcast em 2021

Para um programa gratuito, o Audacity é um editor de áudio tão bom quanto opções pagas pois você pode usá-lo para fazer suas gravações, remover ruídos, cortar e combinar áudios, aplicar alguns efeitos e muito mais.

Se isso não for suficiente, você pode expandir ainda mais suas funcionalidades através da instalação de plugins, ou integrar com outras aplicações. 

Alguns dos seus recursos principais são:

  • Sync-lock
  • Alta qualidade de som (suporta 16 bits, 24 bits e 32 bits)
  • Capacidade de importar / exportar áudios em vários formatos
  • Opções fáceis de edição de podcast
  • Suporte para vários plug-ins (LADSPA, LV2, Nyquist, VST e efeito Unidade de áudio)

Além disso, por ser um aplicativo open-source, vários usuários estão ajudando no projeto mantendo-o sempre atualizado com os últimos recursos do mercado.

Eu diria que se você tá começando nesse mundo dos podcasts, o Audacity seria a melhor opção para iniciar.

2 – Adobe Audition

€24.59 por mês. Recomendado para profissionais.

Melhores programas para iniciar um podcast em 2021

Eu sou usuário de produtos Adobe desde novo. Meu preferido é o Photoshop e o After Effects os quais possuem milhares de recursos avançados, além disso, para quem trabalha com imagem e vídeo, sabe que a Adobe é uma das melhores, senão a melhor, nesse ramo. 

Com relação a áudio não seria diferente. O Adobe Audition é uma ferramenta premium principalmente se você precisa lidar com múltiplos arquivos ou múltiplas gravações no mesmo ponto ao mesmo tempo através de microfones diferentes. Além disso, você pode criar, mixar e projetar uma infinidade de efeitos sonoros.

Ele também oferece bons recursos de produção de podcast, como equalizador individual, tratamento de processamento e níveis de ganho para cada voz durante a pós-produção e, consequentemente, permite que você grave e processe facilmente uma discussão em mesa redonda.

Além disso, ele vem com vários efeitos e sons não destrutivos em toda a trilha ou clipe. Sua capacidade adaptativa de redução de ruído de fundo ajuda a gravar podcasts com qualidade profissional.

Alguns dos seus recursos principais são:

  • Análise espectral – elimine sons externos indesejados com a análise espectral.
  • Envelopes – controle facilmente os níveis de volume de música, fade in, fading out e “abaixamento” sob a voz.
  • Match Loudness – Combine o volume de outros alto-falantes para manter o volume geral do podcast em níveis uniformes.

O Adobe Audition também oferece o Adobe Audio Essential Sound, um painel de som que você pode usar para incluir sons e efeitos importantes no podcast, o qual na minha opinião está entre um dos melhores programas, senão o melhor, para você iniciar seu podcast de forma profissional.

3 – GarageBand

Grátis. Melhor software de música para usuários Mac

O GarageBand é uma das melhores ferramentas para usuários Mac combinarem e editarem seus múltiplos áudios em um único podcast, uma vez que ele oferece uma curva de aprendizado fácil com uma interface amigável além de alguns loops pré recordados que te ajudam a criar uma trilha sonora de fundo.

Ele permite que você crie facilmente faixas separadas para introduções, música e anúncios. Além disso, você pode habilitar vários plug-ins para cada trilha, incluindo portas de ruído, equalizadores e compressão. Os controles de mudança de forma permitem ajustar o nível de som de trilhas individuais e movê-las para onde quiser.

Suas principais funcionalidades são:

Add Track – Adicione uma faixa ao seu podcast on-the-go,  usando seu iPhone ou iPad.

Smart Control – permite ajustar as vozes dos participantes em tempo real para otimizar para uma gravação de podcast mais profissional.

Master Track – Controle facilmente o EQ geral, a compressão da mixagem e a limitação para ajudar a obter níveis médios em um ponto mais alto.

4 – Anchor.fm

Grátis. Uma ótima aplicação para criadores de podcast que querem gravar direto do celular.

Anchor.fm é um gravador de podcast gratuito, adequado para iniciantes e especialistas. O suporte a dispositivos iOS e Android permite que você grave um podcast sem nenhum equipamento extra. Portanto, se você está procurando uma configuração simples de gravação de podcast, o Anchor.fm é uma opção incrível. Depois de gravar seu podcast, você pode editá-lo diretamente em seu smartphone.

Outro destaque pro Anchor.fm é que ele disponibiliza uma hospedagem gratuita dos seus podcasts.

Alguma das suas principais funcionalidades são:

  • Distribuição de podcasts com um clique para várias plataformas
  • Monetize seu podcast usando o suporte de ouvinte e patrocínios
  • Co-hospede seus podcasts com amigos ou convide várias pessoas
  • Analytics para monitorar o desempenho de seus podcasts

Outras funcionalidades do Anchor.fm:

  • Ferramentas de edição – Depois de fazer o upload ou gravar o áudio, você pode começar a editar instantaneamente no seu dispositivo iOS ou Android. Ele permite que você apare segmentos e mantenha apenas o que deseja manter.
  • Ferramentas de criação – Adicione facilmente música da Apple Music ou Spotify ao seu podcast. Você também pode adicionar música de fundo, efeitos de transição, mensagens de voz ou até mesmo importar e áudio para seu podcast.
  • Podcast com convidados – você pode convidar qualquer pessoa como convidado ou co-anfitrião. Isso significa que vários podcasters podem gravar um único podcast de seus respectivos dispositivos.

Conclusão

Cada opção oferece alguns recursos exclusivos e alguns recursos padrão. No entanto, todas essas ferramentas o ajudarão a gravar e editar podcasts com eficiência. Concentre-se nos recursos exclusivos de cada ferramenta de podcasting para decidir qual opção daria o melhor retorno para seu investimento.

Algumas ferramentas gratuitas podem ser o início para você começar seu negócio, uma vez que você já tenha conquistado uma audiência e esteja disposto a dar o próximo passo, talvez partir para uma aplicação com mais recursos premium seja uma boa estratégia para tornar seus podcasts mais profissionais.

Espero que essa lista de programas tenha te ajudado a encontrar a melhor opção para iniciar seu podcast. Se tiver alguma outra dica de aplicativo para gravação de podcast, comenta abaixo.

Antes de você ir embora, já deu uma lida nesses artigos?

1 comentário em “Top 4 programas para criar e iniciar um Podcast em 2021”

  1. Pingback: 14 Ideias de negócios lucrativos para iniciar em 2021 - Pé de Meia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *