4 softwares para melhorar a gestão de equipe

4 soluções tecnológicas para melhorar a gestão da sua equipe

Uma das grandes preocupações atuais das empresas é cuidar bem de suas pessoas e se diferenciar pelos seus talentos. Mais do que saber o que é RH 4.0, é importante estar atento a tendências e ferramentas que ajudem o setor dentro desse sentido.

Com a tecnologia, muitas são as ferramentas existentes para gerenciar equipes, capacitar pessoas, facilitar processos e tornar o Recursos Humanos cada vez mais ágil, automatizado, mas sem perder sua humanização.

A união de recursos tecnológicos nos mais diversos setores dá diversas vantagens para as empresas, como:

  • Aumenta produtividade;
  • Diminui custos;
  • Dá dados e informações sobre pessoas e times;
  • Melhora o desempenho das atividades;
  • Amplia a eficiência da gestão.

Pensando nesses e muitos outros benefícios, é crucial olhar para soluções tecnológicas que auxiliem a sua gestão de equipes em seu negócio. Para te ajudar com essas importantes escolhas, reunimos 4 soluções para melhorar a sua gestão. Confira!

1. Sistemas de CRM

Soluções tecnológicas como os sistemas de CRM, Customer Relationship Management, ou Gestão de Relacionamento com o Cliente, são muito importantes dentro de uma gestão.

Esses sistemas, como seu próprio nome diz, é uma estrutura para organizar o relacionamento com cliente e, mais do que isso, possibilita vendas, marketing, atendimento e auxilia os colaboradores em todos seus pontos de contato com o público.

Além de uma lista de contatos, plataformas com essa função reúnem dados cruciais para se antecipar às necessidades dos clientes e traçar estratégias para a empresa.

Esse tipo de ferramenta é essencial para gestão, afinal, é graças à sua organização e boa utilização que os superiores serão capazes de acompanhar o andamento das vendas e do relacionamento com o cliente e poderão cobrar por ações, planos e estratégias de seus colaboradores e conseguem ser ainda mais eficientes por meio de dados concretos.

2. Sistemas para gestão de projetos

Para gerenciar bem as pessoas e projetos dentro de uma equipe é preciso saber quais são as atribuições e prioridades de cada colaborador, certo? Se isso já é difícil em trabalhos presenciais, torna-se ainda mais importante tal visibilidade em um momento que o home office se expande.

É essencial entender quais são as tarefas que estão sendo desenvolvidas para que se possa acompanhar as finalizações, resultados e dar suporte para as equipes. Uma metodologia muito utilizada para isso é o Kanban, que organiza e planeja fluxos de trabalho de acordo com suas prioridades e datas.

Diversas são as ferramentas disponíveis nesse sentido, como Asana ou Trello, por exemplo, e é crucial que elas sejam incorporadas em seus setores.

3. Gestão do conhecimento e capacitação

Um dos grandes pontos de atenção para o RH e gestores é oferecer e incentivar o desenvolvimento de suas pessoas. Para isso, é crucial contar com softwares e plataformas de educação e conhecimento.

A educação corporativa pode ser disponibilizada em universidades corporativas online ou plataformas de aprendizagem, por exemplo. Através desses ambientes é possível unir diversas metodologias, como gamificação, microlearning, e-learning e outras técnicas para engajamento e motivação.

Mais do que só oferecer esses treinamentos, ambientes como esse são excelentes para acompanhar o desenvolvimento do colaborador através de dados e informações cruciais para a gestão.

4. Ferramentas de comunicação interna

Manter aberta a comunicação, informações e feedbacks entre todos da empresa é essencial para o desenvolvimento dos trabalhos. Mais do que as ferramentas de trocas entre setores, como aplicativos de reuniões e mensagens, é importante valorizar a sua comunicação interna entre toda a empresa.

Isso pode ser feito através das tão famosas intranets ou de soluções cada vez mais tecnológicas que unem comunicação a capacitação e outras formas de gestão.

É preciso conhecer as possibilidades e ter ferramentas que unam os mais diversos benefícios e funcionalidades para sua gestão de pessoas e processos. Acompanhar o que acontece dentro dos times é preciso para que os resultados sejam alcançados e possam ser cobrados e otimizados.

A gestão de pessoas e processos não é tarefa fácil, mas pode ser facilitada através de diversas soluções tecnológicas disponíveis no mercado. Por tanto, é preciso olhar para seus processos, entender seu orçamento e necessidade, observar tendências e implementar melhorias de forma constante em seus setores.

Agora que você sabe mais sobre importantes soluções, olhe para dentro, entenda suas necessidades e otimize cada vez mais a sua gestão!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *