fbpx
Porque você deveria iniciar um blog em 2021

Porque você deveria iniciar um blog em 2021

Com o crescimento das redes sociais e da cultura de influencer, parece que muitas pessoas despertaram o interesse pelo caminho digital, mas a verdade é que, se você é uma pessoa que gosta de compartilhar conteúdo pelo Instagram ou Youtube, se você tem uma loja de roupas, acessórios ou qualquer tipo de produto, ou até mesmo se não se enquadra em nenhuma das opções anteriores, ainda assim, você deveria iniciar um blog.

No Brasil o conceito de Blog ainda é remetido aquela ideia de ter uma página na internet para escrever sobre sua vida, uma espécie de diário virtual, mas na real, blog é muito mais que isso.

Existem várias razões sobre a qual você deveria iniciar um blog.

A minha, por exemplo, é ter uma fonte de renda passiva. Se você quer isso como meta também, continue lendo.

Por ser um investimento baixo para iniciar um blog, cada vez mais pessoas estão ingressando nessa comunidade. Então por que você deve iniciar também? O que há de interessante nisso?

1. É uma forma de diário

Ok, eu acabei de dizer que um blog para falar sobre sua vida está fora de moda, e realmente está, porém blogging é basicamente uma coleção de entradas diárias para o mundo ver aquilo que você quer falar.

Com isso você consegue inspirar sua audiência ou até mesmo começar a criar uma.

Como assim inspirar sua audiência?

Como falei no início do artigo, o número de pessoas crescendo nas redes sociais só aumenta. Algumas do jeito certo, outras apenas para ter curtidas e mostrar números, mas de uma forma ou de outra, se você faz isso, é porque você quer ser visto e para ser visto você precisa se expor.

O blog é uma ótima forma para fazer isso, uma vez que você ou seu produto estará visível para milhões de pessoas no mundo.

Além disso, você irá atrair apenas pessoas interessadas naquilo que você promove, podendo levá-las ao seu foco principal, como por exemplo: sua loja virtual, seu Instagram, canal no Youtube, produto digital, etc.

2. Aprender novas skills em tecnologia

Conhecimento sempre é bom, e se você decidir entrar nesse ramo, você irá aprender muita coisa. Eu tenho aprendido muito sobre algumas técnicas de escrita, SEO (Search Engine Optimization), marketing digital, design, gerenciamento de conteúdo, entre outros assuntos.

Pode parecer muita coisa, mas isso vai se tornando cada vez mais familiar a cada artigo que você escreve e, ao menos que você inicie um blog sobre a língua portuguesa, você não precisa ser um escritor para iniciar um blog. Minha maior preocupação aqui é tentar ser o mais claro possível, portanto, desculpa os erros de português parça =X.

Paralelo a isso, você também irá aprender com os tópicos sobre o qual você fala à medida que você escreve. Eu tenho estudado sobre investimento há um tempo e decidi iniciar esse blog para compartilhar um pouco desse conteúdo com vocês e, claro, como forma de investimento também, estamos no capitalismo, não é mesmo?

Você vai ingressar no mercado que está crescendo cada vez mais de forma progressiva ao passar dos anos, o mercado digital, esse mercado afetou todos os nichos de consumo, fazendo deste um ambiente altamente rentável. Esse mercado estará presente em todas as fases dos negócios, seja para pesquisar sobre um produto/serviço, fazer a compra ou até mesmo seu consumo.

3. Para gerar uma renda extra

Para mim, esse é um dos motivos mais importantes e, de fato, foi o que me fez iniciar o Pé de meia.

Eu fiquei impressionado com os resultados que vi quando comecei a pesquisar sobre o potencial ganho que um blog pode ter.

Mas sem querer desmotivá-lo, se você pretende seguir por esse caminho, esqueça escrever sobre seus sentimentos, notícias, horóscopo, ou sobre piadas e memes engraçados, você vai precisar colocar em mente que o caminho para gerar retorno através da quantidade de acessos é longo e não é algo sustentável, conheço blogs com 10 mil acessos mensais com uma receita muito maior que outros na faixa dos 200 mil acessos.

Como posso ganhar dinheiro com blog?

Como primeiro passo, você vai ter que pensar no seu blog como um negócio lucrativo desde o começo e isso inclui escolher seu nicho principal. O nicho é o assunto sobre qual será construído seu blog.

Felizmente existe potencial mercado num grande leque de áreas, sejam elas no ramo de alimentação, saúde, vida fitness, viagens, músicas, reviews, finanças, entre outros as quais você pode falar sobre praticamente qualquer coisa que exista um mercado pra isso, por exemplo, se você decidir falar sobre alimentação, a indústria alimentícia provê milhões de programas de afiliação nesse ramo.

A imagem acima é de um dos milhares de programas de afiliação que existem no setor alimentício. No caso do OstroVit, a comissão é de 15% em cima dos produtos.

Se você optar pelo segmento fitness, a cobertura pode ser ainda maior, pois você pode abranger a parte de alimentação e a parte de roupas e acessórios, além de que é um nicho em constante crescimento e em constante procura. Quantas vezes pessoas do seu círculo de amizade já iniciaram uma dieta? Quanto dinheiro essas pessoas já gastaram ao comprar chá milagroso, whey, creatina, tênis novo? Qual o valor médio desses produtos?

Leia também: 14 Ideias de negócios lucrativos para iniciar em 2021

O interessante disso, é que você pode ganhar comissão em cima de todas essas vendas. No exemplo abaixo temos o programa de afiliados da Netshoes, marca conhecida por praticamente todos os brasileiros.

A Netshoes te paga até 16% de comissão, ou seja, se algum seguidor seu comprar um produto de R$300,00 você ganha R$48,00. Pode parecer pouco, mas esse valor pode, deve, e será escalado à medida que seu blog ganha acessos e, de fato, em pouco tempo você terá uma média maior de pessoas comprando produtos que você recomenda.

Dicas para você iniciar um blog rentável

Dica 1: Ao pensar num nicho, procure pelo mercado de afiliados nesse setor verificando quais empresas oferecem um programa de afiliado e se informe sobre as políticas de cookies dele, por exemplo, a Amazon oferece uma política de cookie de 30 dias e o link não é associado ao produto, ou seja, se a pessoa clicar no seu link e depois decidir comprar qualquer outra coisa dentro do site da Amazon, você receberá uma comissão em cima disso. Fantástico não?

Dica 2: Invista um tempo para escolher um nome para seu Blog e considere escolher seu próprio nome como domínio visto que as pessoas tendem a confiar em outras pessoas, dessa forma, elas estão muito mais propícias em comprar algo que você recomendou por conhecer você, ou por acreditar na sua imagem. 

Dica 3: Só recomende algo que você realmente usou e confia.

Não adianta sair espalhando um monte de produto no seu blog, qualidade é mais importante que quantidade e consequentemente ao recomendar algo de qualidade, automaticamente as pessoas irão te recomendar e você irá escalar seu negócio. 

Dica 4: Invista um tempo para criar um layout limpo e que seja compatível com celular pois cada vez mais as pessoas acessam a internet usando dispositivos móveis. 

Dicas ainda mais importantes para você iniciar um blog lucrativo

Dica 5: Se você quer algo rentável, você vai precisar ter algo de qualidade e no caso da internet, você vai precisar de um bom serviço de hospedagem. Eu recomendo fortemente a Hostinger e se você usar esse link clicando aqui, você terá direito a um domínio grátis e desconto no pacote de hospedagem.

Dica 6: Use ferramentas profissionais no seu blog. Eu recomendo que você inicie com o WordPress em conjunto com o Elementor. O Elementor é uma ferramenta de construção de layout totalmente intuitiva. Você consegue criar layouts profissionais sem ter nenhum conhecimento em criação de sites e se você usar o serviço de hospedagem da Hostinger, você já terá uma pré instalação do WordPress e do Elementor incluida.

4. Os blogs são a forma atual de comercializar qualquer negócio

Ainda no segmento de monetização, seja você uma empresa, um influencer, ou uma pessoa comum. Se você usar um blog que é atualizado regularmente para mostrar ofertas, promoções e conteúdo de qualidade, sua audiência verá você de forma mais acessível, e, o mais importante, mais envolvido em seus negócios.

Vamos pensar no seguinte cenário:

Imagine que você tenha uma loja virtual no seu Instagram a qual você posta fotos dos seus produtos e espera que alguém te procure pelo Direct ou WhatsApp, provavelmente grande quantidade dessas mensagens serão pedindo mais informações sobre o produto, mas o Instagram não permite detalhar seu produto, até porque ele não foi criado para isso e, se você for no menu Shopping do Instagram você vai ver que todos os produtos lá vai te direcionar para um site, possivelmente um blog em formato de loja virtual.

Ao colocar a identidade da sua loja no blog, você terá um mecanismo de divulgação com todas informações necessárias sobre seu produto disponível para pessoas além do seu ciclo de seguidores. A medida que seu negócio for crescendo, você pode integrar uma loja virtual ao seu blog tornando-o mais escalável e automatizado.

Leia também: Como criar uma loja virtual no Shopify do zero

Caso você já tenha uma loja virtual consolidada, um blog é uma ótima ferramenta para você crescer a imagem da sua marca de forma indireta, veja o exemplo de grandes marcas, certamente eles tem um blog.

Convencido que você deveria iniciar um blog em 2021?

Criar um site pode parecer uma tarefa difícil, em caso negativo, tudo bem! Você é livre, mas salva essa página nos favoritos caso mude de ideia =)

Em caso positivo, o que você está esperando? Clique aqui e dê o primeiro passo comprando sua hospedagem e domínio. Eu estava pensativo antes de iniciar o meu, após fazer isso, foi meio que automático todo o resto e hoje não me arrependo de ter feito.

Se você quer saber quanto esse blog tem me rendido, manda uma mensagem nos comentários.

2 comentários em “Porque você deveria iniciar um blog em 2021”

  1. Pingback: 14 Ideias de negócios lucrativos para iniciar em 2021 - Pé de Meia

  2. Pingback: Como ganhar dinheiro com Blog em menos de 6 meses - Pé de Meia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *