fbpx
Ideias de negócios lucrativos para iniciar em 2021

14+ Ideias de negócios lucrativos para iniciar em 2021

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on reddit
Share on whatsapp
Share on pinterest
Vença a crise começando um novo negócio. Confira algumas ideias de negócios lucrativos para iniciar a partir de hoje | Pé de meia

As melhores ideias nascem na junção de fazer aquilo que você tem aptidão e habilidade com paixão. Quando perguntamos às pessoas qual é a sua definição de sucesso profissional, muitos respondem instantaneamente: “eu adoraria abrir meu próprio negócio”. Nesse artigo separei algumas ideias de negócios lucrativos que você pode iniciar a partir de agora.

Muitas vezes o timming também é importante para aproveitar as oportunidades.

Nada impede que isso possa começar como uma simples forma de gerar renda extra e se tornar sua renda principal. Principalmente se for um negócio na internet.


Essa lista traz uma série de ideias de negócios lucrativos para você ganhar dinheiro ou usar como renda extra. Algumas delas tem um custo inicial muito baixo e permite que você trabalhe no conforto da sua casa. Se você já pensou em empreender, muito provável que este post seja perfeito para você.

1. Inicie um blog como um negócio rentável

Você sabia que ao contrário do que muitos pensam, um blog não precisa de anos para se tornar em uma fonte de renda extra? 

De fato, esse blog que você está lendo veio através dessa ideia. 

Quando eu criei esse blog, meu intuito era torná-lo rentável o mais rápido possível trabalhando no meu tempo livre.

Mas o que eu mais gosto neles são as variadas opções para monetização.

Por exemplo, você pode faturar em um blog com a venda de publicidade. Conforme cresce em autoridade, mais as marcas vão se interessar em se aliar ao seu conteúdo.

Também pode oferecer serviços de consultoria através dele – basta dominar um conhecimento e ser visto como referência nele para conseguir clientes.

E não dá para esquecer dos infoprodutos.

Leia também: Como ganhar dinheiro com Blog em menos de 6 meses

Se você também quer ter um blog lucrativo como objetivo a minha primeira recomendação é:

Rejeite conselhos comuns sobre blogs e aprenda a tratar o blog como um negócio desde o primeiro dia

Um blog é uma espécie de site de artigos, que pode ser utilizado para fins pessoais, acadêmicos, profissionais e empresariais, entre outros.

Se você iniciar do jeito certo, sua taxa de sucesso será grande e o mais importante, rápida.

Quando você inicia um negócio online, provavelmente você estará vendendo uma dessas três coisas:

  • Seu tempo (Coach ou consultoria)
  • Seu produto (e-commerce, livros ou serviços)
  • O produto de alguém ( Marketing de afiliado ou propaganda)

A vantagem em ter um Blog é que além de você conseguir fazer essas 3 coisas acima simultaneamente, você não precisa sair batendo na porta das pessoas divulgando seu serviço. O Google e as ferramentas de pesquisa fazem isso pra você.

Leia também: Porque você deveria iniciar um blog em 2021

Seu trabalho será criar conteúdo de qualidade e que agregue valor ou resolva um problema para seu público alvo.

Alguns passos que você precisa seguir para ter um blog como um negócio

  • Escolher seu nicho baseado no seu negócio primário, não apenas em sua paixão.
  • Escolher um nome de domínio
  • Contratar um plano de hospedagem com uma empresa que ofereça serviço de qualidade como Bluehost ou Hostinger
  • Instalar um bom tema com todos plugins relevantes.
  • Buscar conhecimento em ferramentas de SEO para conseguir tráfego orgânico pro seu blog
  • Monetizar seu blog com links de afiliados

Se você quer saber mais a fundo sobre os passos que falei acima, se cadastre em nossa lista de email e me segue no Pinterest que em breve criarei um passo-a-passo explicando como criar um blog focado em monetização do zero..

Na minha opinião ter um blog como renda extra é algo que você pode fazer no seu tempo livre e o risco é extremamente baixo.

Atenção: Observe que alguns dos links neste artigo são links de afiliados, que me fornecem uma pequena comissão sem nenhum custo para você. Essas são apenas boas ferramentas e serviços para usar em conjunto com essas idéias de negócios. Você pode ler minha divulgação de afiliado em minha política de privacidade.

2. Venda seus serviços como Freelancer

Se você trabalha como Arquiteto, Contabilista, Designer, Advogado, entre outras profissões, você definitivamente precisa conhecer o Fiverr.

O Fiverr é a maior plataforma do mundo de serviços. O marketplace hospeda literalmente tudo que você possa imaginar, desde serviços extremamente profissionais até serviços simples. 

Mesmo não havendo uma versão totalmente em português você pode informar qual língua você fala ao promover seu serviço. E dependendo do serviço, você pode usar alguma ferramenta de tradução para se comunicar com algum estrangeiro.

Fiverr – Maior plataforma de serviços freelance do mundo

O Fiverr oferece um serviço chamado Gig, pronunciado “guig”. Os Gigs são oferecidos por preços a partir de $5 doláres. Em inglês a nota de cinco dólares é referenciada por fiver ou five-spot, daí o nome da plataforma.

Sua plataforma de pagamento é muito segura e você pode retirar o dinheiro através do PayPal. A plataforma intermedia todas as transações e você não precisa se preocupar em entrar em contato com o comprador do seu serviço. No entanto, como forma de proteger o comprador, a plataforma só libera o pagamento para retirada para a conta do PayPal entre 15 a 20 dias após o pagamento.

3. Venda doces Veganos

Segundo a Sociedade Vegetariana Brasileira, o veganismo ganha, a cada semana, cerca de 2 mil novos adeptos no Brasil. Esse setor cresceu, de acordo com a Euromonitor, cerca de 98% entre os anos de 2009 e 2014. Apesar do veganismo ter surgido na década de 1940, somente na última década esse estilo de vida está se tornando bastante conhecido em nosso país. E a perspectiva é de que essa tendência continue em ascensão.

Esse aumento crescente de adeptos decorre do fato de que, com o passar dos anos, as pessoas começaram a se preocupar mais com a própria saúde, com o meio ambiente e com os animais. Por isso investir em algo que atraia esse público é uma ótima alternativa para ter aquela renda extra.

Um nicho forte para esse mercado é o de doces veganos. O mercado é muito positivo para esse público e se você tiver um produto realmente saboroso e um atendimento de qualidade é bem provável que tenha sucesso e comece a se destacar no setor. Mas se você não sabe por onde começar nesse ramo, o primeiro passo é iniciar um curso de confeitaria vegana para entender as bases dessa alimentação e começar a produzir.

Você pode começar por aqui: Curso de Confeitaria Vegana – Faça e Venda

4. Inicie um negócio de E-commerce ou Dropshipping

Ao mesmo tempo que 2020 foi marcado por vários acontecimentos negativos devido ao COVID, várias oportunidades surgiram devido a nova adaptação do mundo para com esse cenário.

O mercado do E-commerce foi acelerado em ao menos 4 anos. Muitas empresas e vendedores estão movendo seus produtos para uma plataforma digital de forma acelerada. Com a chegada da Amazon no Brasil, muitas oportunidades como o Dropshipping apareceram. 

Dropshipping é uma boa opção para iniciantes pois você não precisa ter estoque de produtos nem ter controle sobre o envio do produto em si. Seu único trabalho como um dropshipper é divulgar o produto do seu fornecedor para um cliente e colocar seu valor de comissão na venda.

Ideias de negócios lucrativos: Dropshipping

Da uma olhada nessa imagem abaixo e ela deve responder por si só porque o Dropshipping é uma grande tendência para 2021.

ideias de negócios lucrativas: iniciando no modelo de dropshipping
Como funciona o modelo de negócios Dropshipping

O varejista só precisa gerar pedidos online e enviar as informações de envio ao atacadista.

Fácil né? 

Se dar bem no dropshipping exige muita transparência com o cliente, especialmente porque o prazo de entrega dos produtos costuma ser bem maior, mas por não exigir estoque, sua necessidade de investimento inicial cai drasticamente, o que torna o negócio bastante atrativo.

Para ideias nesse ramo você precisa primeiramente fazer uma pesquisa de mercado para identificar produtos em alta demanda.

Para criação da loja online, você pode usar a própria Amazon, ou o Shopify. Em breve descreverei como você pode iniciar seu negócio de dropshipping do zero.

Leia mais: Dropshipping: Como iniciar sua loja virtual no Shopify do zero. Passo a passo

5 – Inicie um Podcast como um negócio lucrativo.

Todo mundo já ouviu Podcasts ou ao menos conhece alguém que ouça com frequência.

Podcast é uma boa opção para se informar sobre determinado assunto na correria do dia a dia. Algumas pessoas preferem ouvir no carro, outros no metrô, outros no trabalho.

O Podcast é uma promissora plataforma de conteúdo online. É uma alternativa eficaz para levar conteúdo a determinados públicos-alvo. Podcasts bem estruturados podem promover o seu produto ou seu negócio junto do alvo desejado.

Definitivamente Podcast faz parte de uma das ideias de pequenos negócios lucrativos para ter uma renda extra. Você pode ganhar por

  • Venda de anúncios;
  • Angariando patrocinadores;
  • Promovendo produtos através do marketing de afiliados;

Vale lembrar que ao divulgar em alguma plataforma como Spotify, SoundCloud entre outras você estará exposto a milhares de pessoas o que te permitirá fazer direcionamento de tráfego entre várias redes como Instagram, Linkedin e até seu próprio blog.

Também é importante não esquecer da importância dessas redes sociais. Tenha perfis nos canais onde seu público está para divulgar seu podcast. Desta forma, você atingirá mais visualizações e, consequentemente, conseguirá uma base de usuários.

Um estudo da IAB US em conjunto com a PwC revela que o investimento em propagandas em podcasts deve crescer 110% em 2020, atingindo US$ 659 milhões somente nos Estados Unidos. Em 2021 os números continuam otimistas. Como algumas tendências levam um tempo para se consolidar no Brasil, eu diria que começar um podcast nesse momento é uma ótima ideia.

Veja também: Top 4 programas para iniciar um podcast em 2021

6 – Seja um Digital Influencer

Vejo muitas pessoas se preocupando apenas com o número de curtida ou número de seguidores no Instagram, mas nada disso será importante se você não tem engajamento.

Não adianta você postar sobre dicas de emagrecimento se 90% do seu público não tem interesse nisso. Você vai ganhar milhares de curtidas porém curtidas não paga contas, não é mesmo?

Ideias de negócios lucrativos: Seja um digital influencer
Instagram

Se você quer ganhar dinheiro como influenciador no instagram o primeiro passo é escolher seu nicho. Pode ser qualquer coisa que você tenha aptidão. Pode ser sobre tecnologia, esporte, moda, fitness, tanto faz. Tenha certeza de escolher algo que você tenha uma paixão e comece a criar conteúdo de qualidade sobre isso.

Em seguida, você deve construir uma base sólida de seguidores no Instagram, postando conteúdo interessante e discutir coisas úteis que são relevantes para o seu público-alvo.

Uma vez que você construiu uma forte audiência, você pode ser pago por promover produtos via conteúdo patrocinado.

Lembre que isso não será construído da noite pro dia. Esse processo de construção exige muito esforço e dedicação.

Por outro lado, com as habilidades certas de marketing, conhecimento e seguidores, você pode lucrar muito sendo um Influencer. Conheço pessoas que lucram entre R$200,00 a R$800,00 por semana com menos de 8 mil seguidores no Instagram.

Algumas outras redes como o Tik Tok também devem ser vistas como grandes ideias de negócios lucrativos para 2021.

7 – Marketing de afiliados

Uma ótima ideia de pequenos negócios lucrativos é o Marketing de Afiliados.

Embora seja um mercado que cresceu mais de 100% no último ano no Brasil, ainda é um mercado pequeno se comparado a outros nichos e a sua expansão em outros países. Se você trabalha com Marketing Digital, provavelmente já ouviu falar sobre marketing de afiliados.

O que é o Marketing de Afiliados

Em simples palavras, quando você ajuda uma empresa a vender seu produto em troca de uma comissão por isso, é chamado marketing de afiliado.

Existe várias formas de comissionamento, mas o conceito é semelhante em todas elas, ou seja, você promove algo em troca de uma fatia do valor dessa venda gerada.

Um bom exemplo desse mercado seria os corretores imobiliários. Eles divulgam imóveis dentro e fora da internet e recebe uma comissão sobre a venda ou aluguel daquele imóvel. 

Mas calma, você não precisa ser um consultor de imóveis para trabalhar com isso. 

Quando eu faço alguma recomendação de algum produto ou serviço aqui no blog, nada mais é do que isso.

Como ganhar dinheiro com o marketing de afiliados

Meu conselho é divulgar produtos que você conhece e confia, por exemplo, todos produtos que recomendo aqui no blog são produtos que conheço e de fato recomendo.

Essa imagem abaixo descreve como o marketing de afiliados na internet funciona.

Como funciona o Marketing de Afiliados

Falando nisso, se você está querendo entrar nesse mercado de afiliados divulgando através de um blog, recomendo a Hostinger ou Bluehost como empresa de hospedagem.

O mercado de afiliados é tão extenso quanto a sua imaginação. Existem programas de afiliados e ofertas para promover em praticamente todas as áreas de negócio que se possa imaginar serem possíveis de trabalhar via internet. 

O bom desse mercado é que ele não tem limite de ganhos. Vamos imaginar um afiliado da Amazon. Normalmente a comissão da Amazon gira entre 8% a 15%. Se uma pessoa comprar um tênis no valor de R$300,00 através do seu link de afiliado, sua comissão será de 45 reais. Agora imagine se 10 pessoas fazem isso. Só aí você já tem 450 reais.

Você pode promover produtos através do Youtube, Instagram, grupos de Facebook, Blog, Site, entre outras plataformas.

8 – Trabalhe como Assistente Virtual

Os assistentes virtuais são trabalhadores independentes que prestam auxílio remoto a empresas e empreendedores de diversas formas.

Essa atividade foi considerada uma das mais promissoras em 2020, segundo uma pesquisa realizada pela empresa de consultoria de recrutamento Robert Half.

As tarefas de um Assistente Virtual variam imenso e podem incluir: 

  • Assistência Administrativa – fazer planilhas; organizar tarefas, horários; gerenciar e-mails, etc;
  • Assistência Financeira – operações de fluxo de caixa de uma empresa, pagamentos de contas; emissão de boletos, cobranças, etc.
  • Assistência Comercial – prospecção de clientes, vendas, agendamento de reuniões, etc.

Você pode usar suas excelentes habilidades organizacionais para criar um fluxo extra de receita como assistente virtual. Assistentes virtuais estão em alta demanda por empresas, freelancers e todos os tipos de negócios.

Trabalhar como Assistente Virtual é uma ótima ideia de negócio lucrativo para gerar uma boa renda extra sem nenhum investimento inicial e aproveitando os recursos que você tem.

Você inclusive pode iniciar agora divulgando seu serviço como Assistente Virtual no Fiverr.

9 – Gerente de mídia social

Se você tem experiência com marketing de mídia social e sabe como a rede de anúncios funciona, você pode iniciar uma empresa de consultoria em mídia social ou até mesmo trabalhar de forma autônoma para alguém ou alguma empresa.

Existem inúmeras responsabilidades diferentes como gerente de mídia social:

  • Criar conteúdo para marcas.
  • Criar campanhas publicitárias personalizadas e acompanhar o ROI.
  • Integrar conteúdo com outras estratégias de marketing por e-mail e PPC.
  • Analisar os resultados, teste A/B e ajuste de campanhas.

Você também deve estar à frente das tendências neste cenário em constante mudança, por exemplo, o TikTok é atualmente uma grande oportunidade para grandes marcas, e muitas nem mesmo têm uma conta ou postam regularmente.

10 – Fotógrafo de Casamento

Ideias de negócios lucrativos: Fotografo de casamento

No Brasil, de acordo com o site de empregos Catho, um fotógrafo ganha entre R$850,00 e R$2500,00 e esse valor pode variar dependendo do tipo de trabalho que exerce. 

Um fotógrafo de casamentos, por exemplo, pode ganhar desde R$1500,00 até mais de R$10.000,00 por evento.

Em Portugal o orçamento médio da cobertura de um casamento oscila entre os 450 e 1300 euros. O valor depende do tempo do evento e outros serviços envolvidos na cobertura fotográfica podendo chegar a muito mais do que isso.

Nos EUA os fotógrafos podem cobrar entre $2500 até mais de $10000 por evento.

O investimento inicial seria um bom curso de fotografia e no equipamento em si.

11 – Planejador de Casamento

Aproveitando o tópico de casamento, se você gosta de planejar festas ou eventos e está procurando por mais flexibilidade e controle da sua vida profissional, se tornar um planejador de casamento é uma ideia de pequenos negócios que podem ajudar você a ganhar dinheiro. 

Se familiarize com a indústria dos casamentos e aprenda sobre a profissão, pois ajudar uma noiva a planejar e celebrar um dos dias mais importantes da sua vida será uma tarefa exigente.

Planejar um casamento é um ramo extremamente competitivo, você precisará saber como gerir um negócio de sucesso e como lidar com crises.

Pesquisas relatam que são necessários de 2 a 4 anos para você ser lucrativo como um planejador de casamentos.

Para esse item valer a pena, você primeiramente precisa avaliar como ser um planejador de casamento se encaixaria no seu estilo de vida.

12 – Criar um canal no Youtube

O Youtube é o segundo maior motor de pesquisas do mundo, só fica atrás do Google. Pode parecer um mercado saturado, mas a verdade é que o Youtube continua a crescer a um ritmo acelerado todos os anos e continua a receber milhares de novos criadores de conteúdo todos os dias.

A realidade é que há muito espaço para você crescer dentro do YouTube, acumular milhares de inscritos e ganhar dinheiro. O Youtube tem hoje 2 bilhões de pessoas entrando na plataforma todos os meses e cada uma dessas pessoas investe em média 11 minutos do seu tempo assistindo conteúdo em vídeo.

Gráfico de atividade online – Fonte Hootsuite

Youtubers extremamente populares ganham milhões postando vídeos. No entanto, um YouTuber normal consegue entre 2 a 5 dólares por cada mil visualizações. Pode parecer pouco a princípio, mas lembre-se que algumas informações não envelhecem na Internet. Seus vídeos antigos podem continuar gerando receita com o passar do tempo.

Por exemplo, um vídeo ensinando como funciona a reprodução das plantas será algo acessado por estudantes todos os anos.

O seu ganho no Youtube não está limitado apenas a publicidade gerada e número de visualizações. O marketing de Afiliado também está fortemente presente nessa plataforma. Mesmo que você não queira começar um canal no Youtube, deixo o desafio pra a partir de agora você prestar atenção ao conteúdo da descrição toda vez que você ver um vídeo de alguma pessoa. Com certeza terá um link de afiliado lá.

Antes de iniciar seu canal no YouTube, aprenda sobre as diretrizes do YouTube para que você possa monetizar seu conteúdo. Além disso, invista em uma boa câmera e microfone para fazer vídeos de qualidade para maior potencial de ganhos.

13 – Ideias de negócios lucrativos: Tradutor

Sua experiência em outro idioma pode ajudá-lo a ganhar dinheiro nas horas livres. Há uma grande procura por tradutores no mundo inteiro.

Há milhares de ofertas de trabalho remoto como tradutor no Flexjobs.com e você ainda pode divulgar seus serviços de tradutor no Fiverr.

Se você está sem trabalhar e tem domínio sobre outro idioma, porque não se candidatar a alguma dessas vagas?

14 – Invista seu dinheiro

Há 4 anos atrás, todo dinheiro que eu economizava ficava guardado na poupança ou em alguma aplicação com rendimento diário tipo o CDB.

Se naquele momento eu tivesse o mindset que tenho hoje, provavelmente esse blog teria nascido antes e minha vida financeira estaria ao menos 200% melhor eu diria. 

Apenas para fins comparativos. Em 5 anos a Wege3 – Empresa pioneira no ramo Industrial Agrícola – cresceu mais de 500%, o Itub3 – Banco Itaú Unibanco – valorizou mais de 60%, a Amazon cresceu cerca de 534%, entre outras.

Ideias lucrativas para 2021: Investa seu dinheiro

Conheço várias pessoas que tem dinheiro guardado na poupança e não investem por medo de perder dinheiro. Se você é uma delas, recomendo a lida desse artigo onde mostro alguns passos para começar a investir com pouco dinheiro.

Se você já investe mas quer potencializar seus ganhos:

Leia também: Livros que vão te ajudar a conquistar sua liberdade financeira.

Investir seu dinheiro não é necessariamente parte da lista de ideias de negócios lucrativos, mas com certeza irá te ajudar a poupar dinheiro e crescer seu patrimônio para você abrir seu negócio dos sonhos futuramente. 

15 – Dog Walking

Em português, chamado de passeador de cães, tem a função de levar os animais para passear, proporcionando momentos de diversão e prática de atividade física pro seu pet.

Por ter um baixo custo, ou até um custo zero, é uma atividade promissora e que possui imensas vantagens. O requisito importante aqui é amar os animais.

Ao se cadastrar nas plataformas como um Dog Walker, você pode definir quais os horários disponíveis, qual região e qual o seu valor por hora.

No Brasil temos a startup Dog Hero com serviços bem completos que permite o cadastro nas seguintes opções:

  • Hospedagem – Você hospeda um cachorro em sua casa durante uma noite.
  • Creche – Você cuida de um cachorro durante o dia.
  • Pet sitter – Você vai a casa de alguém pra cuidar de um cachorro por 60 min
  • Passeios – Você passeia com o doguinho
  • Veterinário – Se você for um veterinário você também pode vender seus serviços lá.

Nos Estados Unidos tem uma opção semelhante chamada DogWalker

Entre as ideias de negócios lucrativos, dog walking é uma boa pedida visto que você também não precisará de dinheiro inicial para levantar uma grana extra.

Depois de entender como esse negócio funciona, você pode até abrir sua própria agência de passeios com cães. Expanda-o ainda mais, oferecendo banho para cães, comida e outros serviços relacionados.

Conclusão

Existem muitas possibilidades de ganhar uma renda extra começando com pouco dinheiro. Algumas vai precisar de um investimento inicial, outras não. A verdade é que pouca gente de fato procura informação relacionada a como ter uma segunda fonte de renda.

Mesmo que o desemprego não seja a sua realidade atual, um dinheirinho a mais no final do mês sempre é bem vindo. 

Se este conteúdo te ajudou, compartilhe com seus amigos em suas redes sociais,.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on reddit
Share on whatsapp
Share on pinterest

6 comentários em “14+ Ideias de negócios lucrativos para iniciar em 2021”

  1. Pingback: Dropshipping: Como criar uma loja virtual no Shopify do zero - Pé de Meia

  2. Pingback: Top 4 programas para criar e iniciar um Podcast em 2021 - Pé de Meia

  3. Pingback: Porque você deveria iniciar um blog em 2021 - Pé de Meia

  4. Pingback: Os 3 pilares da educação financeira e sua importância - Pé de Meia

  5. Adorei! São tantas as opções, só não inicia um negócio lucrativo quem realmente não quer! Empreender e ter um negócio é extremamente possível ainda mais na era digital!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *