Como iniciar uma loja no modelo de dropshipping

Dropshipping: Como criar uma loja virtual no Shopify do zero

Se você deseja ganhar uma boa renda passiva com o lançamento de sua própria loja de comércio eletrônico, mas ainda é cético quanto às complexidades do gerenciamento de estoque, envio e atendimento de pedidos, o dropshipping é a opção perfeita. Esse post vai mostrar como você pode montar sua loja virtual de dropshipping com o Shopify através de imagens ilustrativas e tudo mais que você precisa saber para começar esse negócio.

O modelo de dropshipping é atrativo pois requer um investimento inicial muito baixo uma vez que você não vai precisar de armazenamento de estoque. Além disso é um negócio suportado pela maioria das maiores plataformas de comércio eletrônico.

Leia também: 14+ Ideias de negócios lucrativos para você iniciar em 2021

O que é a Shopify?

Antes de falar sobre Dropshipping, precisamos entender o que é a Shopify.

Sem muitas voltas, a Shopify é uma plataforma de e-commerce que oferece serviços que vão desde o design e layout da sua loja virtual, passando pelo gerenciamento de estoque e vendas, até a fase de finalização da compra e integração com diferentes formas de pagamento.

Ou seja, o Shopify possui todas as ferramentas necessárias para você iniciar e manter uma loja virtual.

Guia definitivo: Como abrir uma loja no Shopify no modelo de dropshipping

Independente do produto que você esteja disposto a vender em sua loja, a Shopify possui uma estrutura habilitada para receber diferentes tipos de loja.

Você apenas precisa montar o layout da sua loja de acordo com suas necessidades ou escolher entre um dos modelos desenhados por alguns dos designers mais conceituados do mercado. Uma vantagem em usar a Shopify é a sua usabilidade e o design responsivo. Você não precisa se preocupar com o layout da sua loja no celular e tablet por exemplo.

Outro ponto favorável é que você pode automatizar dezenas de processos de forma fácil através de alguns plugins disponíveis para loja.

Para criar uma loja virtual de Dropshipping com o Shopify você só precisa de alguns plugins e apps que são disponibilizados na própria loja da Shopify, a Shopify App Store. Isso vou explicar logo abaixo após explicar o que é Dropshipping.

O que é o Dropshipping?

Dropshipping é um modelo de negócio que você pode usar para administrar sua loja sem nunca ter nenhum estoque. Isso mesmo que você acabou de ler e o melhor, você nem ao menos precisa ter um produto ou ser dono dele. Mesmo não sendo dono do produto, você pode e deve customizar o produto colocando a marca da sua loja de forma automatizada.

Após fazer uma venda, seu fornecedor enviará os produtos que seu cliente comprou do seu próprio depósito, direto para a porta do seu cliente. A imagem abaixo explica melhor esse parágrafo.

Guia definitivo de como abrir uma loja no Shopify no modelo de dropshipping

Como funciona o modelo de Dropshipping?

Como mostrado na imagem acima, vimos que temos três atores principais nesse modelo: O fornecedor, o varejista que no caso é você, e o cliente.

O papel do Fornecedor

O papel do fornecedor nesse modelo de negócio inclui a criação de produtos, transporte de estoque, envio de produtos aos clientes em nome do varejista, substituição de produtos defeituosos e reabastecimento de estoque. Eles vendem produtos ao varejista a preços de atacado, assumindo o risco de estoque não vendido.

O seu papel no Dropshipping

No modelo de negócios de dropshipping, você é responsável por vender os produtos do fabricante em seu site com sua própria marca. Você será responsável por escolher e comercializar esses produtos.

Além disso, você também será responsável pelos custos de envio e pela definição da sua margem de lucro no produto.

Exemplo: se o produto custa R$100,00 e você acha que há público que pague R$200,00, você terá 100% de lucro bruto nesse produto.

Lembre também que você será o responsável por toda comunicação com o cliente portanto foque no seu marketing pré e pós venda. 

O papel do cliente no modelo Dropshipping

O papel do cliente é comprar os produtos diretamente de você, o varejista. Se surgirem dúvidas, ele entrará em contato com você. Se algo de errado acontecer com o produto, a responsabilidade de indenização ou troca é do fornecedor, mas se você não der uma atenção ao cliente, quem fica com má reputação é sua loja.

Porque eu devo começar meu negócio de Dropshipping no Shopify?

Como falei anteriormente, Dropshipping é o modelo de negócios perfeito para empreendedores que desejam abrir seu próprio negócio com pouco investimento inicial, e o Shopify é a plataforma mais simples que você pode usar para criar e administrar sua loja.

Quando você faz dropship no Shopify, nunca precisa se preocupar com o excesso de estoque, pois só vai pedir a quantidade necessária de produtos para atender à demanda de seus clientes. Esse sistema é diferente de um negócio de comércio eletrônico típico, que envolve a fabricação de produtos ou a compra de produtos de um atacadista a granel.

Além disso o Shopify conta com centenas de Apps que permitem integrar sua loja com diversos fornecedores no mercado nacional e internacional.

Passo 1: Como criar uma loja virtual no Shopify

Sem mais conversas, para iniciar sua loja virtual, a primeira coisa que você precisa é escolher o nome da sua loja. Uma vez feito isso basta ir ao site do Shopify clicando aqui e clicar no botão Começar ou inserir seu email e clicar no botão Começar a avaliação gratuita..

como criar uma loja virtual no shopify no modelo dropshipping

Feito isso vai aparecer um formulário para você preencher com seu e-mail, uma senha e nome da loja. O próximo passo será preencher alguns dados pessoais de endereço e informações adicionais sobre a loja.

Preenchido essas informações, chegou a hora de mexer no layout da sua loja.

Nesse momento você deve ver o Dashboard inicial do Shopify. Nessa tela você consegue adicionar os produtos e customizar o layout da loja através dos mais de 100 templates disponibilizados pelo Shopify.

Ao clicar em Escolher um tema ou Select a theme em inglês você será enviado para uma tela semelhante a essa: 

Como criar uma loja virtual no shopify no modelo dropshipping - Escolhendo o tema da sua loja

Nessa parte você pode escolher um tema e customizar a seu modo, sinta-se livre para alterar e adaptar conforme sua necessidade.

Passo 2: Informações de Pagamento

Essa é a configuração mais importante pro bolso. Você pode definir quais meios de pagamentos serão aceitos por sua loja.

Como criar uma loja virtual no shopify no modelo dropshipping - Escolhendo forma de pagamento

Para muitos a forma mais simples é o PayPal, mas você também pode escolher os pagamentos Shopify Payments o qual vai permitir que sua loja aceite pagamento por cartão de crédito diretamente. Caso opte por esse método, não se esqueça de definir os dados da sua conta bancária para que o Shopify encaminhe os ganhos da sua loja para você.

Passo 3: Políticas internas da loja

Para você ficar certinho com os requisitos jurídicos de uma loja online, você precisa criar uma página de política interna da sua loja onde você vai definir algumas informações sobre a politica de privacidade e politica de reembolso.

Para facilitar o processo, o Shopify criou uma ferramenta que gera automaticamente essas informações. Basta ir até as Configurações da Shopify e lá clicar na opção Checkout. Após isso é só ver as políticas disponíveis e clicar em Gerar (Generate).

Como criar uma loja virtual no shopify no modelo dropshipping - Adicionando informações de politicas internas

Pronto, agora você gerou mais confiança com o cliente.

Passo 4: Valores de frete

Como mencionei anteriormente, os valores do frete e o prazo de entrega são definidos por você.

Para preenchimento dessa informação, você precisa verificar com o fornecedor para quais regiões ele entrega e qual o tempo necessário.

Há uma pesquisa que informa que muitos usuários não se preocupam com prazos elevados uma vez que eles estão mais preocupados na qualidade e no preço.

Seja transparente com seu cliente nessa etapa.

Para configurar essas opções, basta acessar a guia Envio (Shipping) conforme figura abaixo.

Como criar uma loja virtual no shopify no modelo dropshipping - Definindo o tipo de frete

Feito isso finalmente podemos seguir ao tema do tópico.

Passo 5: Como fazer Dropshipping na sua loja virtual

Pronto, agora que você já tem toda a parte de layout pronta. O próximo passo é incluir os produtos para começar a vender.

Para fazer isso usando o modelo Dropshipping você precisa integrar sua loja Shopify com os fornecedores.

Como integrar minha loja virtual no Shopify com o modelo Dropshipping?

Para integrar sua loja com os fornecedores, você precisa usar um aplicativo que faça isso. Na Shopify App Store você pode encontrar dezenas de aplicativos que fazem essa integração.

Nesse artigo vou falar da Oberlo. Na Oberlo você vai encontrar milhões de produtos vindos de nichos variados como: roupas, casa e jardim, cosméticos, artigos esportivos entre outros.

Outra vantagem da Oberlo é que ela oferece um plano gratuito que te dá direito a um número ilimitado de pedidos e ainda oferece um total de 500 produtos para ser importado por mês.

Passo 6: Fazer Dropshipping na Shopify usando o Oberlo

Para instalar o App da Oberlo na sua loja, basta acessar esse link e adicionar o aplicativo na sua loja. O processo de instalação é totalmente intuitivo.

Como criar uma loja virtual no shopify no modelo dropshipping - Oberlo app

Quando o Oberlo já estiver instalado no seu computador ou smartphone, você precisará incluir uma categoria de produtos na plataforma da Shopify. Se a ideia é vender camisetas, basta nomear a categoria como “Camisetas”.

Agora, sempre que você estiver atrás um novo produto para vender na sua loja, é só acessar o app do Oberlo – e clicar no botão para importar os produtos escolhidos.

Simples não? Agora toda vez que você for adicionar um produto na sua loja, todas as informações serão providas pela Oberlo e sua única responsabilidade será a divulgação da sua loja e o contato com os clientes.

Se é sua primeira vez fazendo isso, tente testar o processo inteiramente com alguém que você conheça.

Aproveite os 14 dias gratuitos do Shopify e faça todos testes e ajustes necessários até partir pro próximo passo.

Passo 7: Divulgue sua loja e comece a vender

Parabéns! Uma vez que sua loja já está pronta e testada, o próximo passo é a divulgação. 

Nessa parte vai muito do tipo de produto que você escolheu e do seu perfil. Por exemplo, uma digital influencer poderia divulgar seus produtos caso você tenha escolhido a categoria de roupas.

Procure saber mais sobre os canais de marketing que você pode usar a seu favor.  Facebook, Instagram, WhatsApp, Youtube, Anúncios pagos, seu blog pessoal, entre outras.

Espero que esse artigo tenha te ajudado a entender como funciona o modelo de negócio dropshipping e te ensinando a criar uma loja virtual com o Shopify. 

Se você ainda tem alguma dúvida ou quer saber mais sobre o tema, deixe um comentário aqui embaixo =)

3 comentários em “Dropshipping: Como criar uma loja virtual no Shopify do zero”

  1. Pingback: 14 Ideias de negócios lucrativos para iniciar em 2021 - Pé de Meia

  2. Pingback: Top 4 programas para criar e iniciar um Podcast em 2021 - Pé de Meia

  3. Pingback: Porque você deveria iniciar um blog em 2021 - Pé de Meia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *