A aposentadoria hoje, de acordo com a legislação atual, é uma garantia da seguridade social que se desdobra em uma espera quase eterna a partir da contribuição que você fez enquanto estava trabalhando, para que isso lhe proporcione um pouco de tranquilidade nas suas últimas décadas saiba como se aposentar ganhando mais.
Antes de mais nada, você sabe como o sistema previdenciário funciona no Brasil? Já parou para pensar que esse dinheiro não é simplesmente dado pelo Estado para quem se aposenta?
Existe uma fórmula e muitos números por trás dessa estrutura, e isso implica diretamente na quantidade de pessoas que estão contribuindo ativamente para que outras possam parar de trabalhar e receber, assim como na conta da idade para se aposentar.
Entenda como o sistema previdenciário funciona hoje no Brasil e fique ligado em uma dica incrível para se aposentar recebendo muito mais do que o teto estipulado.
Entenda o sistema previdenciário

Se você está chegando perto da aposentadoria, precisa ficar muito atento pois existem com frequência alterações significativas que podem fazer toda a diferença no tempo que está contando.
Para o ano de 2022, por exemplo, as mudanças que começaram a vigorar foram:
- Aposentadoria por idade:
– Para homens: idade mínima de 65 anos.
– Para mulheres: a regra estipulada em 2019 trouxe a previsão de 60 anos de idade, com o acréscimo de 6 meses por ano até os 62 anos em 2023. Ou seja, agora em 2022, a idade mínima para mulher se aposentar é de 61 anos e meio.
- Aposentadoria por tempo de contribuição integral:
– Mulher: 30 anos de contribuição e 57 anos de idade.
– Homem: 35 anos de contribuição e 60 anos de idade
Cálculo: média de todas as contribuições (sem fator previdenciário).
No Brasil, o sistema previdenciário funciona basicamente como um sistema de repartição, isso significa que quem está ativamente trabalhando custeia a aposentadoria de quem não trabalha mais, e isso lhe garantirá sua própria aposentadoria no futuro, que será custeada por trabalhadores ativos. Tem sua gestão feita pelo INSS, Instituto Nacional do Seguro Social.
Saiba como se aposentar ganhando mais

Além de estar em dia com sua contribuição, seja você trabalhador assalariado ou autônomo, tenha em mente que é possível se aposentar ganhando muito mais, para ter uma vida confortável quando não puder mais trabalhar.
A previdência social pode não ser a sua única fonte de aposentadoria. Vou explicar: você também pode pagar ao mesmo tempo de forma contínua uma previdência privada.
Existem hoje inúmeras formas de previdência privada e você precisa pesquisar e decidir qual se adequa mais à sua vida.
Tem como começar uma previdência privada com pequenos investimentos mensais, aplicando todo o lucro de forma cíclica e constante, e isso lhe garantirá um bom futuro. Se não entende nada sobre investimentos, nós temos alguns artigos sobre investimentos para iniciantes que podem te ajudar a começar com o pé direito.
Outra opção, para os mais conservadores, são as previdências privadas ofertadas nos próprios bancos, com pacotes de depósitos mensais, que embora tenham rendimentos muito baixos ou praticamente nulos, funciona como uma poupança por muitos anos, te devolvendo tudo em parcelas ou de forma integral no prazo estipulado.
Faça um investimento a longo prazo para se aposentar ganhando mais

Para não depender de ninguém e continuar equilibrando seu custo de vida, um investimento a longo prazo fará toda a diferença na sua aposentadoria.
Como investimento, pode-se pensar não apenas em bolsa de valores mas também previdências oferecidas de forma tradicional por bancos, como já dito antes, e como será a longo prazo os juros compostos darão conta de toda a mágica.
Uma boa dica também é que você pode obter deduções fiscais no Imposto de Renda, com limite de até 12% da sua renda bruta anual, que funciona como as deduções de despesa médica e educação.
Conclusão
Se você separar um pouco mais de dinheiro por mês, por alguns anos, certamente irá agradecer ao seu “eu do passado” por isso, quando ao invés de receber apenas a previdência social, que tem um teto (valor máximo) atualmente de R$ 7.087,22, receberá um valor adicional que irá compor sua renda mensal e te dar uma vida muito mais confortável para viver sua velhice de forma digna e tranquila.