Como ganhar dinheiro com blog

Como ganhar dinheiro com Blog em menos de 6 meses

O título pode parecer apelativo, mas muitas pessoas acham que para rentabilizar um blog é necessário anos. Bem, isso não é totalmente verdadeiro e você pode começar a ganhar dinheiro com um blog em menos de 6 meses se sua estratégia for focada nisso.

Constantemente vejo pessoas iniciando seus blogs e se preocupando apenas em criar conteúdo e buscar visitantes. 

Como ganhar dinheiro com blog

Na verdade não há problema nisso, muitas pessoas nem sabe que é possível ganhar dinheiro com blog ou não sabe o quão rentável esse negócio pode ser. Normalmente essas pessoas estão mais preocupadas em compartilhar conteúdo, o que é ótimo, pois informação boa e gratuita sempre será bem vinda.

O problema é que muitas vezes essa vontade de criar e divulgar conteúdo vai desaparecendo por falta de “reconhecimento” ou por não ver algum retorno financeiro. Muitos blogs morrem em menos de 1 ano por conta disso.

Esse blog, por exemplo, tem praticamente 2 meses de vida e todo o investimento feito nele já foi pago.

Como tornar meu blog rentável?

Como falei anteriormente, esse blog não tem nem 3 meses. Minha intenção com o pé de meia é mostrar que, assim como eu, você pode iniciar seu negócio online totalmente do zero, sem nenhum visitante, sem nenhuma autoridade na internet, e, no meu caso, sem nenhuma audiência em qualquer rede social — meu instagram tem apenas 1500 seguidores =(

Para tornar isso verdadeiro, você precisa seguir uma estratégia — a qual eu venho seguindo, ou ao menos tentando no meu tempo livre, que de forma bem resumida consiste em focar no seguinte.

  • Do 1º ao 60º dia: ( 0 – 800 visitantes mensais )
  • Dia 60 ao 180: ( 800 – 2000 visitantes mensais )
  • Do 180º ao 365º dia: ( 4000+ visitantes mensais )
  • Dia 365 em diante: ( 10000+ visitantes mensais )

Criação de conteúdo de qualidade, otimizações de SEO e divulgação no PinterestDia 1 ao 60:

Com essa primeira dica consegui sair do número de 0 visitantes para uma média de 812 visitantes já no primeiro mês. 

Assim como em qualquer negócio, algumas métricas são importantes para medir seu desempenho e no caso da Internet, seu desempenho é medido por sua visibilidade nos motores de pesquisa

Ao criar um conteúdo, três itens precisam ser levados em conta para atingir esse requisito.

  • Qualidade do conteúdo;
  • Valor agregado e;
  • Otimização para os mecanismos de busca  (SEO)

Você precisa criar conteúdo de qualidade e que agregue valor à sua audiência. É importante que você resolva um problema ou alguma necessidade de alguém e, em paralelo, você tem que otimizar seu artigo para o Google, ou outro motor de busca, entender que seu conteúdo resolve um determinado problema de uma pessoa.

Depois que você inicia um blog, algumas palavras farão parte do seu vocabulário. Domain Authority, que em português significa autoridade de domínio, será uma delas. Apenas para explicar seu significado em curtas palavras, isso indica numa escala de 0 a 100 sua importância pro Google. 

Nesse primeiro mês, meu Domain Authority saiu de 0 para 18. Quanto maior, melhor. Isso significa que se dois sites falam do mesmo assunto, o que tiver DR maior aparecerá no topo das pesquisas do Google.

Caso você já tenha um blog, você pode verificar seu DR através desse link clicando aqui.

Divulgação no Pinterest

Além de criar conteúdo, eu perdi algum tempo para aprender a utilizar o Pinterest da maneira certa e deixar o blog com um aspecto melhor. Para quem está iniciando nesse mundo digital, o Pinterest é um grande aliado nesse processo, pois ele é um mecanismo de busca assim como o Google, porém com o apelativo do uso de imagens.

Crescimento orgânico no Pinterest - Como conseguir trafego orgânico

Ainda tenho que ressaltar que durante o mês de Dezembro, o blog ficou praticamente morto pois era final de ano e não tive tempo algum de dar 1 centavo de atenção para ele, mas mesmo assim, em praticamente 2 meses de vida, o pé de meia já se pagou. Curioso pra saber como? Continue a leitura =).

Mercado de AfiliadosDia 60 ao 180

Pois bem, respondendo a pergunta, foi nessa etapa que o blog se pagou, na verdade eu coloquei essa estratégia em prática antes dos 60 dias. 

No meu primeiro artigo: 4 Livros para você conquistar sua liberdade financeira, há algumas referências para compras de livros sobre o mercado financeiro que eu li e recomendo – inclusive, se você quer saber como fazer seu dinheiro trabalhar para você, recomendo a leitura.

Continuando a história. Como disse, nesse artigo acima há referência para compra desses livros no site da Amazon e para minha sorte, alguém clicou no link e ao invés de comprar um livro, decidiu comprar um notebook no valor de R$3500 reais. 

O programa de afiliados da Amazon Brasil paga a seguinte comissão para as seguintes categorias:

CategoriasComissões
ROUPAS, CALÇADOS E ACESSÓRIOS | ESPORTES, AVENTURA E LAZER15%
BELEZA E CUIDADOS PESSOAIS | BEBÊS | ALIMENTOS E BEBIDAS | PRODUTOS PARA ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO15%
LIVROS DIGITAIS | DISPOSITIVOS AMAZON (ECHO)15%
LIVROS | DISPOSITIVOS AMAZON (KINDLE E FIRE TV)10%
ELETRÔNICOS | PAPELARIA E ESCRITÓRIO9%
CASA, JARDIM E LIMPEZA | COZINHA | FERRAMENTAS E CONSTRUÇÃO | BRINQUEDOS E JOGOS | AUTOMOTIVOS9%
VIDEOGAMES | MÚSICA E DVD9%
OUTROS8%

Essa única compra me deu um valor de comissão de R$288,00 (aproximadamente 60 dolares) e bingo, associado a outras comissões de outros programas, contas pagas =). 

Esse valor pode parecer pouco para alguns, mas volto a lembrar, esse blog tem praticamente 2 meses de vida e menos de mil visitantes/mês até o momento e, ao contrário do que muitos acham, monetizar sites e blogs colocando banners de publicidade é a forma menos rentável que existe, será meu último passo descrito nesse artigo.

Se você tem um blog, ou pretende iniciar um, procure programas de afiliados que se encaixem ao conteúdo do seu blog e se cadastrem neles.

Outro programa que já me deu retorno até o momento é o Fiverr — Site líder mundial com milhares de serviços com valores iniciando em 5$.

Dia 180 a 365: Criação de um produto online

Esse passo se iniciará quando eu tiver uma média de 4 mil visitas mensais ou mais, será mais uma forma de tornar o blog rentável e ter mais uma fonte de rendimentos. Se você já tem essa média de visita em seu blog, considere criar um info produto.

Dia 365 em diante: Entrar em uma rede de publicidade paga

Como falei, banners de publicidade pagam pouco, mas caso você tenha uma audiência elevada, acima de 8 mil visitantes mês, pode se tornar uma outra fonte de renda. 

Primeiros passos para ter um blog rentável

Como falei acima, você vai precisar de uma estratégia para tornar isso verdade. Esse processo pode levar anos, ou meses, vai depender basicamente do seu empenho. 

A primeira etapa para criar um blog é começar com a Hostinger. Use meu link e comece por apenas $2,95/mês (63% de desconto no seu plano de hospedagem e um domínio grátis).

Escolha seu nicho

Todos nós sabemos que o seu blog precisa de um nicho – seja marketing, culinária, exercícios de Crossfit, comida vegana – qualquer que seja o tópico que você escolha do blog, há uma infinidade de coisas sobre o que blogar.

Muitos recomendam um nicho que seja uma mistura de paixão, experiência e habilidades, o que não há problema algum desde que você não se esqueça do principal: Monetização.

Crie conexões

Ganhar dinheiro com blog em menos de 6 meses não será uma tarefa tão fácil se você focar apenas em conteúdo. De fato, uma estratégia que deverá ser levada em conta em paralelo com o que foi mencionado acima é o Link Building. 

Para quem não sabe, Guest Posting é uma técnica de Link Building utilizada para conseguir links de volta para seu blog. O foco do guest post é publicar artigos em sites renomados e assim conseguir aumentar o seu Domain Authority, entre outras métricas, para aparecer nas pesquisas do Google.

No Brasil temos algumas comunidades, uma que faço parte é o Comunidade de Seo do Lucas Ferraz. O diferencial é que lá você consegue trocar links gratuitamente. Caso queira conhecer, basta fazer cadastro na plataforma clicando aqui e solicitar um código de acesso no grupo do Telegram.

Em consequência você acaba recebendo visitas desses sites, mas esse não é o principal objetivo aqui.

Leia também: Porque você deveria iniciar um blog em 2021

Marketing de Afiliados

O marketing de afiliados é minha forma favorita de monetização. É o mais passivo e, assim que começar a receber tráfego, você poderá ganhar dinheiro enquanto dorme.

Ao escolher o nicho, certifique-se que esse nicho tenha muitos programas de Afiliação.

Algumas etapas para começar com o marketing de afiliados:

  • Procure por um programa de afiliado digitando no Google: “Seu nicho + programa de afiliado”.
  • Inscreva-se no programa de afiliados de uma empresa em seu site ou em uma rede de afiliados. Para isso, você precisará de um site e um endereço de e-mail de seu domínio – não apenas de um e-mail do Gmail ou Hotmail.
  • Depois de aprovado, pegue seu link de afiliado exclusivo e copie/cole-o em qualquer texto do seu blog.

Quando um usuário clicar naquele link específico, um cookie é armazenado em seu computador, que credita a venda a você com base na duração do cookie – normalmente 30, 60 ou 90 dias.

Conclusão

A fórmula para ganhar dinheiro com blog é bastante simples de entender, mas confesso que a prática não é tão fácil e vai exigir empenho, principalmente no começo.

Basicamente você precisa seguir essa lógica:

  • Para ganhar muito dinheiro com blog, você precisa de receita de afiliados.
  • Consequentemente, para gerar receita de afiliados, você precisa se classificar nos motores de busca e obter tráfego na web.
  • Para obter tráfego na web, você precisa classificar as palavras-chave que geram mais receita de afiliados.

É totalmente possível iniciar um blog do zero e torná-lo rentável antes dos seus 6 meses de vida. Eu sou prova viva disso. Contudo você precisa evitar alguns conselhos comuns de blog e pensar melhor sobre como escrever e atualizar suas táticas de monetização.

Comente abaixo se gostou, compartilha e não esqueça de salvar essa página nos favoritos.

6 comentários em “Como ganhar dinheiro com Blog em menos de 6 meses”

  1. Adorei o blog! Muito criativo o nome ☺️
    Existem várias formas de ganhar dinheiro né? Seja criando um negócio ou mesmo para uma renda extra.

  2. Pingback: 14 Ideias de negócios lucrativos para iniciar em 2021 - Pé de Meia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *