Os destinos mais prováveis estão saindo dos holofotes para dar espaço ao novo e muito atrativo intercâmbio para aprender inglês na Europa. Conhecido pela beleza de seus países e alta qualidade de vida, a Europa é um continente que tem chamado bastante atenção nesse sentido.
Normalmente a direção das buscas sobre quem estava disposto a investir em um programa de intercâmbio para aprender inglês apontava sempre para os Estados Unidos e hoje isso está mudando.
Cada vez mais pessoas estão convencidas a aprender inglês em lugares na Europa em que o inglês é o idioma principal pelos inúmeros benefícios que essa escolha pode trazer.
Aqui vamos listar os melhores lugares para aprender inglês na Europa e revelar o motivo da atual preferência da grande maioria ter mudado.
Por que escolher a Europa ao invés dos Estados Unidos para aprender inglês?

Culturalmente a Europa é completamente diferente dos Estados Unidos e talvez seja por isso que tem se tornado tão atrativo atualmente. Da perspectiva dos brasileiros, os Estados Unidos sempre foi visto como um bom lugar para se fazer compras.
As altas taxas e impostos aplicados aos produtos importados trazem para nosso mercado produtos com valores que os tornam inacessíveis, valendo mais a pena inclusive pagar uma viagem internacional para fazer aquela compra do que obter em terras nacionais.
Mas esse pensamento era válido até um certo ponto, antes do dólar subir para mais de 5 reais. Hoje, com a alta do dólar, ao se colocar na balança a diferença na compra no Brasil ou Estados Unidos não é tão atrativa como antes.
Por outro lado, a Europa, nunca foi vista como um bom destino para se fazer compras e sim pela diversidade cultural e oportunidade de conhecer lugares incríveis. Sua mala com certeza não vai voltar cheia de novos produtos mas você com certeza vai voltar realizado com boas memórias.
Benefícios de fazer intercâmbio para aprender inglês na Europa
O maior benefício é , sem dúvidas, a facilidade de transitar entre muitas culturas e idiomas. O deslocamento para países completamente distintos é extremamente fácil e financeiramente viável na Europa, te dando a oportunidade de colocar o seu inglês em prática até fora do destino escolhido, já que provavelmente não conseguirá se comunicar na língua local.
Além desse benefício, existem outros igualmente relevantes, como:
- fazer amigos de várias nacionalidades;
- conhecer destinos admiráveis;
- a maioria dos vistos de estudante irão lhe permitir trabalhar por um período do dia, o que trará uma nova fonte de recursos para sua viagem;
- trabalhar sua auto-confiança, ao ter que se virar sozinho com o inglês em países com idioma diverso do português.
Destinos com oferta de intercâmbio para aprender inglês na Europa

Existem muitos países na Europa que irão lhe permitir uma imersão apropriada no inglês, contribuindo para o sucesso do seu intercâmbio.
Para isso, todavia, vou te dar o melhor conselho que você pode ter: não faça só amigos brasileiros. Somos um povo unido, que tem uma boa base em qualquer lugar do mundo e isso faz com que a gente se limite muito quando viaja para outros países.
Se seu objetivo é aprender de verdade uma nova língua, se mantenha aberto a pessoas de outras culturas para que possa praticar melhor.
Voltando para os destinos, os países que têm o inglês como seu primeiro idioma e oferecem intercâmbio na Europa são:
- Irlanda;
- Malta;
- Irlanda do Norte;
- Países de Gales;
- Escócia;
- Inglaterra.
Trabalhar enquanto estuda

Os destinos mais comuns e escolhidos dos listados acima são Irlanda e Malta pela facilidade de trabalhar enquanto continua estudando e aprendendo uma nova língua. Mas será que é tão fácil assim?
Sim. Acredite. Basta apenas você preencher os requisitos e seguir os passos corretamente de acordo com as fontes oficiais.
Para trabalhar na Irlanda já na condição de estudante, você poderá solicitar a permissão de trabalho após chegar ao seu destino. A condição é que você já tenha matrícula em uma escola reconhecida pelo governo de lá, com duração mínima de 25 semanas e carga horária de no mínimo 15 horas por semana.
Dessa forma, você poderá trabalhar por até 20 horas semanais enquanto durar o seu curso. Acredita que dá pra ficar melhor? Na Irlanda o estudante tem direito a 8 semanas de férias e apenas durante esse período é liberado trabalhar 40 horas semanais para fazer aquele dinheirinho extra.
Já em Malta, para conseguir trabalhar, você precisará frequentar 12 semanas de curso antes de dar entrada na solicitação da permissão de trabalho.
É importante lembrar que para trabalhar nesses casos você precisa ter pelo menos 18 anos nos dois exemplos dados acima.
Estimativa de valores de intercâmbio na Europa

Os valores vão variar muito pela escolha dos destinos e a forma que irá escolher fazer o combo estadia + curso.
Para exemplificar, mostrarei uma opção para cada um dos países listados como referência de intercâmbio na Europa.
- Irlanda:
O destino mais comum na Irlanda escolhido por brasileiros é Dublin, e pela English Language Academy dá para fazer o curso de inglês a partir de 136€ por semana, e vai variando muito de acordo com o período do dia que você escolhe e a quantidade de semanas.
- Malta:
De acordo com a cotação do Atlas Language School, o preço do curso por semana fica na faixa de 140€.
- Irlanda do Norte:
Neste local, um destino muito procurado para fazer intercâmbio é Belfast, pelo seu custo de vida baixo, muitos pubs, noites animadas e comunidade amigável. Os valores encontrados na International House Belfast foram:
- 195 £ de 1 a 4 semanas
- 185£ de 5 a 12 semanas
- 175£ de 13 a 24 semanas
- 165£ a partir de 25 semanas
- Países de Gales:
De acordo com site da Capital School of English, para estudar inglês em Cardiff você irá desembolsar a partir de 245£ por semana, ficando o valor mais atrativo quando adere a mais semanas.
- Escócia:
Para estudar inglês em Edimburgo, conforme listado no site Inlingua, os valores começam com 270£ por semana, diminuindo quando mais semanas são adicionadas, e também há uma oferta menor com 20% off para os cursos de inverno, entre 01/11 e 24/02.
- Inglaterra:
Já na Inglaterra, para estudar inglês, de acordo com o site da The London School of English, você irá gastar a partir de 595£ por semana em um curso geral, mas o site conta com diversas outras opções. Existem outras opções mais baratas fora de Londres, com toda certeza.
Conclusão
Eu sei que os valores não são tão atrativos depois da subida do euro, mas a opção de trabalhar enquanto estuda é exatamente para deixar sua estadia viável e mais tranquila. Se tiver condições de se dedicar 100% ao curso, claro que será muito melhor, mas essa não é a realidade da maioria.
Enquanto você estuda, pode aproveitar os dias de folga para conhecer os países que sempre sonhou e voltará para casa com o aprendizado de uma nova língua e o coração cheio com lindas viagens na memória.
O que vi fazendo uma breve pesquisa sobre as escolas é que quanto tempo mais o estudante escolher ficar, melhores serão os valores oferecidos por semana de curso. então se ficar por um mês terá um orçamento completamente diferente de quem optar por 6 meses.
Se ainda assim não está convencido e quer testar os benefícios de viajar pela Europa, você encontra aqui ótimas dicas sobre como viajar por muitos países gastando muito pouco.
E aí? Já está com a mala pronta para realizar esse sonho?