fbpx
Educação financeira deveria ser ensinada nas escolas?

Os 3 pilares da educação financeira e sua importância

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on reddit
Share on whatsapp
Share on pinterest

Ter habilidades financeiras pessoais básicas é uma das coisas mais importantes que você pode fazer para ter uma vida saudável, feliz e segura. Seu nível de compreensão sobre os fundamentos de orçamento, poupança, dívida e investimento afetará todas as partes de sua vida e pode significar a diferença entre prosperidade e pobreza. Se você nunca se perguntou o porque a educação financeira é tão importante, reflita sobre essa frase:

O dinheiro afeta tudo.

No nosso sistema atual, o dinheiro tem um poder em nós que parece ser totalmente capaz de afetar todas as dimensões da nossa vida — a nível pessoal, social ou profissional.

Os três básicos pilares da educação financeira consiste em:


  • Poupar dinheiro;
  • Ganhar dinheiro;
  • Investir dinheiro;

Pra mim, a educação financeira está sendo um meio para encurtar o caminho para a felicidade. E isso começou a se tornar realidade no segundo semestre de 2020, pois há cerca de 4 anos atrás eu decidi focar nos dois últimos pilares.

O que acontece é que nós, na maioria das vezes, nos preocupamos apenas com o primeiro pilar e muitas vezes a falha já ocorre aí. 

Os 3 pilares da educação financeira e sua importante para seu sucesso.

As finanças fazem parte da nossa vida quotidiana quer você queira ou não. Seja na escolha do lugar onde comemos, no que compramos, nas viagens, saidas com amigos, comprar um remédio na farmácia, etc. Todos os dias somos confrontados com decisões financeiras de variadas dimensões. Ou você tem controle dela, ou ela terá sobre você.

1. Poupar dinheiro

Uma pessoa com boa educação financeira sabe quais são suas receitas, suas despesas e, não menos importante, sabe que sua principal despesa precisa ser ela mesma. A única forma de melhorar nosso futuro é investindo primeiramente em nós mesmos.

Aqui há um paradigma importante, você não vai poupar o que sobra, você vai gastar o que sobrar depois de poupar. É muito importante entender essa diferença — Leia novamente.

É muito importante que ao receber seu salário, você primeiramente separe o dinheiro para investir em você, no seu conhecimento, na sua mente, em algo que te trará valor futuramente.

Pode parecer algo simples, mas e se não sobrar nada para poupar?  

Muitos falham nesse passo porque prendem-se na desculpa de que o dinheiro que ganham é a conta exata para viver. Não sobra nada!

Se você se identificou nesse parágrafo anterior, o primeiro passo que te convido a fazer é dar uma olhada nos seus gastos fixos atuais. Já tentou negociar sua conta de Internet? Você realmente precisa daqueles 300 canais de TV por assinatura? Já tentou entender porque sua conta de energia vem alta? E os gastos do cartão de crédito?

Esse é o primeiro passo, e mesmo que você não consiga fazer progresso na redução das contas, repita essas perguntas para toda conta que for pagar e foque no segundo pilar.

Uma pessoa com boa educação financeira sabe quanto custa um sonho e, principalmente, o quanto requer de esforços para realizá-lo.

2. Ganhar dinheiro

A primeira coisa que pode vir à cabeça quando se fala de ganhar dinheiro é aquele trabalho com contrato ou uma carteira assinada. Muitas pessoas esperam completar seus vinte e tal anos para fazer isso acontecer. Elas seguem a ideologia de que precisam estudar para então cumprir os requisitos de uma vaga no mercado de trabalho.

E pra desanimar ainda mais, aquela vaga que há 2 anos atrás exigia apenas o básico, agora exige 2 idiomas, mestrado, doutorado, porém o salário é o mesmo, ou até inferior.

Acontece que grande maioria das pessoas segue esse ciclo no modo automático, elas esquecem dos seus sonhos e não colocam ele como prioridade em suas decisões e então se prendem a ideia de que formação é importante.

Não estou aqui dizendo que não é, apenas estou tirando o peso dessa responsabilidade e tentando fazer com que você foque no seu sonho, no que você quer e não em como você irá alcançá-lo. Pessoas de sucesso seguiram isso e muitas delas identificaram que naquele momento a formação não era importante para conquistar seus sonhos.

Você não precisa necessariamente se formar para começar a ganhar dinheiro, da mesma forma que você não precisa se prender ao seu trabalho como única fonte de renda.

Hoje, além do meu trabalho, tenho mais 3 fontes de renda, onde apenas 1 demanda do meu tempo e esforço — este blog. As outras duas já demandaram, mas hoje eu diria que consome 30 minutos por mês.

Leia também: 14 Ideias de negócios lucrativos para iniciar em 2021

Busque formas de ganhar dinheiro, mas nunca se torne unicamente dependente de uma delas. 

3. Investir

Por último e, com o passar do tempo, o mais importante de todos: comece a investir. Nunca é tarde para começar, mas quanto mais cedo melhor. 

Se você acha arriscado investir, eu te pergunto se não há risco em trabalhar 8 horas por dia em uma empresa durante toda sua vida contribuindo pro governo te sustentar com um salário menor que o seu atual quando você tiver 65 anos. Eu acho muito mais arriscado a segunda opção.

Pare e reflita sobre o que você quer da sua vida, é muito importante saber o que você quer. Começar a investir será uma forma de encurtar esse caminho se fizer disso um hábito. 

O investimento é tão importante quanto poupar dinheiro, pois toda sua economia pode ser desperdiçada se você não souber investir. Não acredite na promessa de dinheiro fácil e rápido, sempre procure informações.

Uma pessoa com educação financeira dispõe de diversas opções de renda e sabe a importância de cada uma delas ao longo do prazo.

Pessoas com mentalidade de sucesso não perguntam o quanto elas podem perder diante uma oportunidade e sim o quanto elas podem ganhar com aquilo.

Não há investimento sem risco, mas o maior risco na vida é a falta de conhecimento e a falta de se expor a riscos.

Compartilha com seus amigos se você achou esse artigo útil =)

Leia também: 4 passos para começar a investir com pouco dinheiro

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on reddit
Share on whatsapp
Share on pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *